SER MÃE



Mães jovens, mães de meia idade, mães-avós, são todas mães. Todas possuem um lugar especial nos corações de seus filhos. 
Decidi hoje trazer um tema para ajudar as futuras mamães! 
Expectativa, alegria e algumas preocupações fazem parte deste período gestacional, tão único e tão especial.
Uma das preocupações que mais afligem as mães grávidas é o peso.
Saibam que é impossível manter o peso durante a gestação pois o bebê representa parte dele. O ganho de peso é de 6 à 16kg dependendo do estado nutricional antes. Se a gestante é magra deverá ganhar menos e, se acima do peso, pode aumentar somente os 6 kg.


 A forma mais precisa de saber quanto deve ganhar é calculando seu IMC (índice de massa corpórea) e verificando a tabela abaixo. Para este cálculo divida seu peso em quilogramas pela sua altura em metros ao quadrado.




O ganho de peso deve ser controlado desde o inicio da gestação, nas consultas pré-natais (perceba que estamos falando em ganho de peso, e não em manter o peso).

Ter um ganho de peso adequado diminui o risco de algumas doenças como diabetes e pressão alta, prejuízo para o crescimento e desenvolvimento do bebê, além de diminuir o risco de complicações no parto e no pós-parto.

 Manter uma alimentação saudável é essencial. Veja algumas dicas e acompanhe esta semana das mães.

  • Faça pequenas refeições, várias vezes ao dia. 
  • Coma vários tipos de alimentos, como milho, aveia, arroz, feijão, verduras, legumes, frutas, leite, iogurte, queijos e carnes. 
  • Prefira cereais e farinhas integrais que são ricos em fibras e ajudam a prevenir a prisão de ventre. 
  • Escolha alimentos da sua região e da época, porque são mais baratos e frescos. 
  • Evite os alimentos que contenham excesso de açúcar, sal, gorduras e aditivos químicos. 
  • Coma carnes e vísceras (carne de boi, peixes, carne de frango, fígado, etc) pois ajudam a prevenir a anemia; 
  • Beba bastante água ao longo do dia. Você pode beber também sucos de frutas naturais e água de coco entre as refeições, mas não esqueça da água! 
  • Não tome bebidas alcoólicas. O álcool pode fazer seu bebê nascer com baixo peso e doente. 
  • Cuidado com o excesso de café e cafeína presente em bebidas e chocolates. No máximo 2 ao dia.
 Procure caminhar e fazer exercícios (consulte um profissional que possa te indicar um), pois isso ajuda a controlar o peso, melhora a circulação do sangue e dá sensação de bem estar e vitalidade.


 Outra dica importante é que você se prepare para amamentar. Você pode fazer isso tomando banho de sol pela manhã, sempre que possível, expondo os seios para deixá-lo com uma camada mais resistente à sucção do bebê. Esta máquina de extrair leite é que fará com que você produza mais e mais e gaste até 500kcal por dia. Isso sim fará com que volte ao peso anterior. Cuidado que terá mais fome e, desta maneira, os lanches intermediários com frutas são imprescindíveis.




Boa gestação, e feliz dia das Mães!


REFERÊNCIAS

ZACCARO AR. Nutrição na gravidez. In: Peixoto S. Pré-natal. 3a ed. São Paulo: Rocca 2004;11;294-301.

Ministério da Saúde. Conversando com a gestante. Brasília, 2008. Disponível em: . Acesso em: 27 abr.2011.

BATISTA, Daniele Costa et al . Atividade física e gestação: saúde da gestante não atleta e crescimento fetal. Rev. Bras. Saude Mater. Infant., Recife, v. 3, n. 2, jun. 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários