GLP-1, o "milagre" do emagrecimento. O que a ciência diz?

Recente Publicação da revista Veja, edição 2233, com reportagem intitulada “Parece Milagre!” divulgou o remédio Victoza como algo milagroso no que se refere ao emagrecimento. No entanto, este medicamento fabricado pelo laboratório Novo Nordisk, teve aprovação pela Anvisa para ser comercializado no Brasil em março de 2010 com a  finalidade de tratar pacientes com Diabetes tipo 2, sendo seu uso não indicado para emagrecimento.
O Victoza  tem em sua composição a Liraglutide. Esta é um análogo do hormônio GLP-1, ou seja, possui estrutura similar.  O GLP-1 faz parte da classe das incretinas, que são substâncias produzidas pelo pâncreas e intestino. No caso deste hormônio, ele é sintetizado pelas células L, localizadas no íleo e cólon (parte distal do intestino).
 
Alguns efeitos do GLP-1 são:
 
  • Inibição do esvaziamento gástrico
  • Supressão da secreção do glucacon
  • Redução do consumo de alimentos
  • Estimulação da regeneração das células beta do pâncreas e diminuição da apoptose destas.

Alimentação e GLP-1

Os nutrientes ao chegarem no intestino distal estimulam a liberação do GLP-1, e esse exerce as suas funções (aumenta a saciedade e envia informações ao cérebro diminuindo a produção de Grelina e NPY (neuropéptido Y) e com isto, reduz o apetite). 
. Porém a dieta nos dias de hoje “engana” os detectores de alimentos, como o GLP-1.
goma-guar, aumentaram e prolongaram a libertação de GLP-1.
  • Os prebióticos e probióticos, além de melhorarem o funcionamento intestinal, também aumentam o tempo de digestão e expressão do GLP-1.
  • O Resveratrol, encontrado em abundância principalmente na uva ou vinho tinto, melhorou a sensibilidade à insulina através do aumento do GLP-1.
Além destes exemplos, ainda podemos citar as refeições líquidas, proteínas, leite fermentado e amêndoas.
Então, se podemos através da alimentação balanc

Isso ocorre devido ao tipo de alimento que consumimos, como os doces, açúcares, ou outros produtos mais refinados (chamados de carboidratos simples), estes têm a sua absorção já na primeira porção do intestino (intestino proximal), deixando o intestino distal (situado na porção final) vazio. Isto sinaliza para nosso organismo que houve ingestão de pouco alimento, o que na verdade pode não ter ocorrido. Assim, a sensação de fome não passa, e mesmo se tivermos comido pouco, este pouco pode ter alta quantidade de calorias. Então, dependendo da nossa dieta, podemos reduzir a liberação de GLP-1, e conseqüentemente, reduzir a sensação de saciedade.
Alguns alimentos podem influenciar a liberação do GLP-1, sem ser necessário o uso de medicamentos. Realizar uma refeição com calma, mastigando bem, também faz nosso cérebro sinalizar a sensação de “estômago cheio”.


Em estudos o consumo de fibras insolúveis, como fibra de aveia e cevada, por exemplo, aumentou os níveis circulantes de GLP-1 durante o jejum e a ingestão de amido resistente aumentou a secreção deste hormônio. Já as fibras solúveis, como a eada procurar maneiras eficazes para o emagrecimento, o que resta é você saber qual a sua porção ideal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários