TPM - MINIMIZANDO OS SINTOMAS


A TPM (Tensão Pré-Menstrual), também chamada de desordem disfórica pré-menstrual, atinge aproximadamente 75% das mulheres, no entanto, apenas 8% destas têm sintomas muito intensos.
Os sintomas diferem entre as mulheres, sendo comuns dores de cabeça e musculares, cólicas, edema e nervosismo.
Atualmente podemos classificar os "tipos" de TPM  e podemos nos identificar com mais de um.

Veja os diferentes tipos de TPM:

 Tipo A: Tensão; Irritabilidade;  Ansiedade; Instabilidade Emocional; Agressividade; 
Tipo C: Cefaleia; Tontura; Taquicardia; Aumento de Apetite; Compulsão por doce; 
Tipo H: Aumento de Peso; Dor nas Pernas; Dor nas Mamas; Inchaço no Abdômen; 
Tipo D: Depressão; Choro Fácil; Falta de Iniciativa; Falta de Concentração; Confusão; Esquecimento; 
Tipo E: Enjoo; Cólica; Dor Lombar; Acne;

Descubra como a alimentação pode minimizar os sintomas:
PARA OS TIPOS A, H D e E: Evitar leite e derivados substituindo-os por leite de sopa, tofu, manteiga sem sal ou margarina. Aumente o consumo de couve-manteiga, folhas de mostarda, brócolis, feijões e ervilhas, salmão e sardinha.

 PARA O TIPO E: Aumente o consumo de vitamina A presente na cenoura, abóbora, batata doce, couve manteiga, brócolis, damasco, pêssego, aspargos e salmão. Cuidado com o consumo de alimentos mais alergênicos como amendoim, castanhas, frutos do mar e evite gordura em excesso.

 PARA OS TIPOS C e E: Diminua chocolate e bebidas alcoólicas. Os carboidratos simples (açúcar e doces) devem ser substituídos por complexos como arroz e macarrão integral, cereais matinais sem açúcar, aveia e pães integrais. Dentre as frutas, prefira maçã, pêra, morango e abacaxi.

 PARA O TIPO A: Evitar cafeína - café, chocolates, chá mate, chá preto, refrigerante a base de cola e energéticos. Substitua por chá de erva cidreira, sucos de frutas diluídos e água.

 PARA O TIPO H: Evite sal, alimentos com alto teor de sódio (produtos industrializados), temperos prontos (caldos), molhos de salada industrializados, sopa instantânea, macarrão instantâneo ou shoyu. Para garantir o sabor dos alimentos, tempere com ervas como manjericão, manjerona, dill, orégano, salsa, coentro, alecrim e cebolinha.

 Alimentos que melhoram os sintomas da TPM

Cereais Integrais: Cereais integrais (B), Farelo de arroz (B6), Farelos (Inositol, Colina), Farinha de trigo integral (B6), Farinha de aveia (Mg) , Arroz integral (B6), Grão de trigo (Mg), Pão de Trigo Integral (Mg), Germe de trigo (Inositol, Colina). O milho, cevada, aveia, centeio, trigo-sarraceno e arroz integral são carboidratos complexos capazes de estabilizar a glicemia e eliminar a compulsão pré-menstrual por doces. Eles são excelentes fontes de proteínas, fibras, vitaminas B e E e sais minerais.

Leguminosas: Feijões, lentilha, ervilha (B, B6, Mg), Soja e derivados (B6, Mg, Inositol, Colina). Os feijões de todos os tipos, lentinhas, grão-de-bico, ervilhas verdes possuem alto teor de carboidratos complexos e proteínas que ajudam a regular a glicemia, estabilizando oscilações de humor, ansiedade. A soja é um alimento excelente para mulheres com TPM por ser fonte de estrogênio vegetal, ajuda a normalizar os níveis de estrogênio, reduzindo os sintomas da TPM.

Sementes e Frutos Oleaginosos: Amêndoas (Mg), Avelãs (Mg), Pistache (Mg), Noz-Pecâ (Mg). As nozes, amendoim, amêndoas, pistache são excelentes fontes de proteína. Devem ser consumidos crus e sem sal Não consuma aqueles torrados e salgados, pois apenas piorarão os sintomas.

Hortaliças: Verdes (folhas verdes como couve e mostarda, hortaliças com raiz como cenoura e nabos, crucíferas como brócolis e couve de bruxelas) possuem alto teor de vitamina A, magnésio, cálcio e outros nutrientes que aliviam os sintomas da TPM. Vermelhas, Alaranjadas e Amarelas (cenoura, pimentão, batata doce, abóbora) possuem alto teor de carboidratos complexos e fibras que ajudam a reduzir a hipoglicemia ligada a TPM e as oscilações de humor. O alto teor de vitamina A ajuda a regular o sangramento menstrual intenso e a acne pré-menstrual. Couve-manteiga (B6, Mg), Couve-de-bruxelas (B6, E), Couve-flor (B6, Mg), Brócolis (B6, Mg, E), Beterraba (Mg), Nabo (Mg), Aspargo (B6, E), Alho-poró (E), Abobrinha (Mg), Batata-doce (E), Milho (Mg, Inositol, Colina)

Carnes, Aves e Peixes: Atum (B6), Camarão (B6), Salmão (B6, Mg), Fígado (B), Frango (B6)

Óleos: Óleos vegetais (girassol, canola, milho, gergelim) (E)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários