ÁLCOOL – SUBSTÂNCIA PROIBIDA EM ESPORTES ESPECÍFICOS

Segundo a lista de proibições de 2013 – antidoping, o álcool (etanol) é proibido em competições específicas como aeronáutica, karatê, tiro com arco, lancha de potência, automobilismo e motociclismo. A detecção é feita através de análise sanguínea e respiratória, o famoso bafômetro. O limite permitido em valores hematológicos (sangue) é de 0,10 g/l.

Observem no quadro a seguir algumas bebidas seguidas da sua concentração de álcool.
Bebidas/doses
Concentração de álcool
Gramas de álcool
1 lata de cerveja - 350 ml
5%
17
1 copo de chope - 200 ml
5%
10
1 copo de vinho - 90 ml
12%
10
1 dose destilado (uísque, pinga, vodca) - 50 ml
50%
25
Quadro 1 – Concentração de álcool em porcentagem e gramas das bebidas alcoólicas.

No organismo humano o álcool é oxidado, ou seja, metabolizado numa velocidade de 0,2 gramas por quilo de peso por hora. Isto significa que uma garrafa de cerveja (20 gramas) leva 90 minutos para ser metabolizado por uma pessoa de 70 kg. A embriaguez deve ocorrer quando a quantidade de álcool ingerido é maior do que a velocidade de sua metabolização.

COMO CALCULAR?
A seguinte fórmula matemática pode ser aplicada, relacionando a dose de bebida alcoólica ingerida com a concentração de pico no sangue, naturalmente com as ressalvas apontadas acima:
Concentração máxima de etanol (g/L) = 0,02 x (gramas de etanol/Kg de peso corporal)
.
EXAMES E ELIMINAÇÃO DO ÁLCOOL
Para as pessoas que ingerem bebidas alcoólicas esporadicamente, o intervalo de tempo para detecção na urina é de 6 a 48 horas, o álcool também pode ser encontrado na circulação sanguínea, atingindo sua concentração máxima entre 30 a 90 minutos. A dosagem da concentração de álcool no sangue (CAS) ou alcoolemia costuma ser utilizada para mensurar a quantidade em g/l. A eliminação do álcool varia entre as pessoas, pois o mesmo para ser eliminado depende de fatores como: quantidade que ingerida, metabolismo e tempo de excreção. Indivíduos que ingerem grande quantidade podem levar até 48 horas para eliminação completa.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria da saúde. CRATOD - Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas. Disponível em http://www.saude.sp.gov.br/cratod-centro-de-referencia-de-alcool-tabaco-e-outras-drogas/homepage/o-tratamento/alcool.
Cury, Abraã. Bebida alcoólica, mesmo em baixas doses, prejudica a saúde. Instituto de Metabolismo e Nutrição. 2010.
RESOLUÇÃO N°34, de 28 de dezembro de 2012. A lista proibida de 2013 - Código Mundial Antidoping.
SILVA, José Américo Seixas. Imputabilidade Penal. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/12959-12960-1-PB.pdf. Acesso em 07 de março 2012.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários