DICAS RÁPIDAS PARA ANTES, DURANTE E APÓS EXERCÍCIOS

A pratica da atividade física aliada a uma boa alimentação é o segredo para o bem estar e saúde, porém algumas práticas alimentares inadequadas podem prejudicar o rendimento e até gerar conseqüências indesejadas como mal-estar, dores de cabeça, perda de massa magra e fadiga.
O primeiro passo para acertar nos momentos antes, durante e após exercícios e ajustar a dieta do dia todo com refeições a cada 3 ou 4 horas contendo todos os nutrientes que necessitamos: carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, vitaminas, minerais e muita água.

Antes de exercícios é importante que o “tanque” esteja com combustível suficiente para gerar energia. O organismo utiliza gordura e carboidrato durante todo o dia, sendo que, em momentos de maior esforço, o carboidrato é mais importante e, em momentos de repouso, entre as refeições, mais gordura (ver a queima numa chama de carboidrato citado abaixo). Portanto, para qualquer exercício questionado, um pão branco, bolacha, bolo (pouca gordura e cobertura) macarrão ou cereais sem fibra são indicados. O abuso dos mesmo pode prejudicar a queima de gordura para as atividades com esta finalidade, e, portanto, será necessária uma avaliação para checar a sua quantidade ideal. Não recomenda-se ingestão elevada de gordura ou fibras antes dos exercícios pois estes levam mais tempo para serem digeridos não disponibilizando combustível prontamente aos músculos.

Durante o exercício, a utilização ou não de bebidas contendo carboidrato vai depender do tempo e intensidade do mesmo. Segundo recomendação atual da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte de diversos países, atividades com mais de 60 minutos podem ultrapassar o gasto dos estoques sendo necessária a utilização de 30 a 60g de carboidrato para as demais horas. O famoso isotônico que equivale (500ml) às 30g pode ser utilizado no caso da segunda hora de treino de uma academia ou do segundo tempo de uma partida de futebol, por exemplo.

Após, momento de recuperação total. Exercícios de força ou muito intensos pedem carboidratos e proteínas em maior quantidade, como massas e carnes magras ou sanduíches com recheio de frios ou laticínios com baixo teor de gordura. Para atividades mais leves, uma refeição balanceada será o suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários