INVERNO: Alimente-se bem

Com a chegada do inverno é comum haver queda nas defesas do organismo, as mucosas ficam ressecadas e o conjunto desses fatores favorece os males da estação, como gripes, resfriados, e doenças do trato respiratório. Nesta estação deixamos os ambientes mais fechados, nos mantendo em constante contato com vírus e o uso de aquecedores diminue a umidade do ar.
Faz-se necessária a ingestão de uma quantidade maior de líquidos e nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico como proteínas magras, vitamina C, antioxidantes (resveratrol, quercitina), Vitamina A, Omega-3, entre outros, além de aumentar a ingestão de calorias. Para a manutenção corporal, na média, os adultos precisam de 300 a 500 calorias extras. Percebemos esta necessidade, na vontade de comer alimentos mais quentes e até mais calóricos, como sopas, chocolate quente, cozidos mais elaborados e até bebida alcoólica.
As casas de sucos estão repletas de bebidas que prometem combater o vírus da gripe e, consequentemente, as doenças respiratórias que vêm a reboque. Sucos de Laranja com cenoura, acerola, maracujá com mamão e beterraba. Mas segundo especialistas, a eficácia de combinados de frutas e legumes no combate a esses males comuns no inverno está mais ligada à ingestão de líquidos do que aos efeitos dos nutrientes. Essas vitaminas, no entanto, são capazes de reforçar o sistema imunológico desde que sejam consumidas em doses diárias. Portanto, aumente o consumo de líquidos em geral!!!!

Segue abaixo um quadro com dias de como se alimentar melhor no inverno, obtendo mais energia nos dias frios e mantendo a resistência e a saúde.
Consumir Moderadamente
Consumir Freqüentemente
Bebidas alcóolicas
Suco de Laranja, limão, acerola e Kiwi
Cozidos (feijoada, cassoulet, etc.)
Massas, arroz, Batatas assadas ou cozidas, cereais em geral e grãos
Hortaliças cruas e maioneses
Hortaliças cozidas no vapor, legumes cozidos, sopas e purês de legumes
Sobremesas com sorvete, chantilly e chocolates
Frutas em compota ou in natura
( morango, Kiwi, manga, abacate)

Pimenta, cravo, canela e gengibre (termogênicos)
O famoso quentão está na moda! Muito interessante unir bebida quente com o gengibre e especiarias. Aquece o corpo e pode ser feito sem álcool.

Uvas e vinho (antioxidantes – resveratrol)
Estudos comprovam que a ingestão moderada de vinho tinto diminui riscos de doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, ajuda na digestão e até fortalece os ossos e diminui dores articulares.  Seus benefícios estão relacionados aos antioxidantes, principalmente o resveratrol. Uma taça de 120 ml de vinho tinto tem aproximadamente 85kcal e recomenda-se 1 taça para mulher e 2 para homem no máximo ao dia (não cumulativo).

Outras dicas
·         Mel pode reduzir a tosse por causa do “revestimento” na garganta irritada.
·         Canja de galinha: a carne desta preparação possui cisteína, que tem capacidade de agir sobre o muco, tornando-o menos espesso.
·         Iogurte: Alimento, rico em nutrientes e em bactérias que possuem efeito terapêutico, e auxiliam no sistema imunológico.
·         Tomate: Possui carotenóides (licopeno) com forte função antioxidante, auxiliando o sistema imune.
·         Maçã: expectorante.
·         Cuidado com o consumo excessivo de leite e derivados. Podem aumentar o espessamento da mucosa e atrapalhar sua remoção.

Nutrientes
·         Zinco (gérmen de trigo, ervilhas, feijões, brócolis, frutos do mar, etc.), auxilia sistema imunológico e é antioxidante.
·         Vitamina C (laranja, manga, goiaba, acerola, limão, tangerina, kiwi, caju): ajuda a reduzir a duração dos sintomas, anti-histamínico.
·         Vitamina A (alimentos de cor amarela, vermelha e verde escuro, por exemplo, mamão papaia, espinafre, cenoura, abóbora e abobrinha.): protege as membranas, mucosas que revestem olhos, nariz, pulmões.
·         Capsaicina (pimenta): diminui congestão nasal.
·         Alicina (é liberada do alho quando esmagado): estimulante do sistema imunológico, é considerado ótimo antioxidante.
·         Quercitina (maçã, cebola): ação antioxidante, preserva as células do sistema imune.
·         Proteína: responsável pelo fortalecimento do sistema imunológico. Carnes magras são saudáveis e os níveis de ferro encontrado na carne vermelha magra, no frango e no peixe ajudam a manter o sistema imunológico.
·         Ômega 3 e 6 (peixes e castanhas, como as nozes, castanha do para e caju): regulam algumas células imunológicas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários