FRUTAS EXÓTICAS



As frutas exóticas ganham atenção no mercado devido aos nomes e sabores diferentes, a cor intensa e os preços altos.

As frutas silvestres cada vez mais exóticas estão ganhando espaço nas prateleiras especializadas dos supermercados e sacolões. Sua participação nas vendas dos estabelecimentos que as comercializam ainda é pequena, mas crescente.

Seu consumo ainda é pequeno devido a poucas pessoas estarem dispostas a pagar mais caro para experimentar novos sabores.



Avocado: O avocado é uma fruta típica do continente americano, muitas vezes confundida com o abacate. Possui o dobro de gordura (8g de lipídio em 50g de fruta) do abacate.
Apresenta alta quantidade de ácido graxo oléico, o mesmo que compõem a gordura do azeite de oliva. O teor de gordura saturada (1,8g em 50g de fruta) é pequeno, além de ser isento de colesterol. Em sua composição é encontrado componentes biologicamente ativos como fitoesteróis, substância capaz de inibir a absorção e síntese de colesterol.
O avocado é rico em vitaminas antioxidantes como A, C e E. Apesar de seus elevados valores energéticos (cerca de 150 Kcal em um fruto médio de 85g de parte comestível), o avocado e o abacate são alimentos excelentes para a saúde e que devem ser incluídos nos nossos hábitos alimentares.



Abacaxi Gomo-de-mel: O abacaxi em gomos apresenta menor tamanho em relação a outros. Reúne vários fatores desejáveis com elevado ºBrix (doçura), baixa e moderada acidez, consistência tenra, suculência e coloração atraente - amarelo ouro.
Quando maduro, sua vida de prateleira alcança até 12 dias em condições ambientais em virtude de sua provável maior resistência ao transporte. O fruto pode ser conservado até seis dias em geladeira, enquanto outras espécies não passam de três ou quatro dias.
O novo abacaxi é especialmente recomendado para mesa e as técnicas de plantio, manutenção e colheita são idênticas às empregadas para os demais tipos de frutas disponíveis no mercado.



Cajá: Fruto do cajazeiro, sua casca é de cor amarela e sua polpa é ácida. Pode ser consumida ao natural ou em sorvetes, sucos, compotas, geléias e licores; 100 g de cajá fornecem 46 kcal.










Granadilha: Fruta tropical, rica em Vit C e Vit A, parecida com o maracujá, porém é mais doce e possui menos calorias 23Kcal (100g), já o maracujá 90Kcal (100g). É conhecida pelas suas propriedades digestivas.




Grape fruit: Rica em betacaroteno, ácido fólico e vitamina C, além de pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e E. Tem alto teor de cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

A grape-fruit, também conhecida como toranja, parece uma grande laranja e produz sucos de cores roxa ou branca.

Em 200ml de suco de grape fruit, podemos encontrar uma quantidade bem maior de vitamina C (170mg), do que em 200ml de suco de laranja (60mg).




Jamelão: Também é chamado de jambolão, é ótimo para se fazer compotas e geleias.
Possui propriedades adstringente, calmante, diurético, antibiótica.
O chá das folhas e das sementes da espécie também é muito conhecido na medicina popular indiana, principalmente pelos efeitos hipoglicemiantes.



Maná: Rica em cálcio, fósforo e vitamina B3.
Pode ser utilizada em doces, geleias e sorvete.
As frutas menores são mais saborosas para sucos e seu valor calórico é de 41 kcal em 100 gramas. 

 


            Pêra asiática: Contendo vitaminas A e C, é uma das frutas mais ricas em sais minerais incluindo Sódio, Potássio, Cálcio, Fósforo, Enxofre, Magnésio, Silício e Ferro, 60 kcal (100g).





Physalis: Apesar de parecer uma folha seca, esta deliciosa fruta, contém um alto teor de vitaminas A, C, Fósforo e Ferro, licopeno e betacaroteno que possuem efeito antioxidante, além de baixo valor calórico (49Kcal em 100g).
 

Pitaya colombiana: Os frutos da Pitaya são ricos em vitaminas, fósforo e cerca de 40 Kcal (100g).
Auxilia o processo digestivo além de neutralizar substâncias tóxicas (metais pesados) e suas  sementes têm efeito laxante.
Pode-se consumir a polpa do fruto ao natural ou processado como refresco, geleias ou doces.
Seu gosto lembra um pouco o do melão e apesar de sua aparência chamativa, o paladar é suave.



Romã: Pertence à mesma família da jabuticaba, porém possui uma notável atividade antimicrobiana, eficaz na cólica e diarréia. Possui 67 Kcal (100g), vitamina A e do complexo B.




Sapoti: É uma fruta diurética, adstringente.

Sua aparência lembra um pouco o caqui, porém na composição podemos encontrar muito mais fibra, cerca de 10g (em 100g), enquanto o caqui possui apenas 2g (100g). Além das fibras possui vitaminas do complexo B, e 60 Kcal (100g).