OVOS - VERDADES E MENTIRAS


No dia 25/10/10, estive na TV Gazeta no programa Manhã Gazeta da Olga Bongiovani esclarecendo algumas verdades sobre o consumo de ovos. Vou deixar aqui alguns tópicos discutidos:
Nutrição: É muito nutritivo. É considerado um dos alimentos mais completos devido a sua alta concentração de proteína de boa qualidade, vitaminas e minerais.
A gema contém muito colesterol, um dos fatores agravantes dos problemas cardiovasculares. Mesmo que você não tenha problemas com colesterol, é melhor não consumir mais de um ovo por dia, por precaução.
Calorias: O valor calórico do ovo é relativamente baixo: por volta de 90 kcal, em média, para um ovo de 60g, enquanto que uma lata de sardinha de 130g, por exemplo, pode conter 200 kcal.
Características: A clara constitui a reserva de proteínas. É firme e viscosa quando o ovo é novo, tornando-se mais fluida à medida que o ovo envelhece.
Atualmente existem vários tipos de ovos disponíveis no mercado, como por exemplo, o ovo enriquecido com ômega-3, porém o que muda a composição do ovo é o tipo de alimentação da galinha.
Os ovos originários de criações de galinhas ao ar livre (“caipiras”) não são melhores que os de granja, conforme demonstraram estudos realizados na Europa.
A cor da casca dos ovos varia de acordo com a raça da galinha e não exercendo qualquer tipo de influência sobre a qualidade dos ovos.
Na hora da compra, examine cuidadosamente os ovos e recuse os que estiverem sujos ou rachados. Preste atenção à data de validade: se estiver indicada a data de postura ou de embalagem, prefira os que apresentarem a mais recente.
            Conservação: Na hora de guardar os ovos, guarde-os em recipiente na geladeira, nunca na porta. Os ovos devem estar sempre com a ponta fina para baixo, o que favorece a boa conservação.
Não lave e muito menos esfregue os ovos se você não os consumir imediatamente. Fazendo isso, você pode destruir a cutícula e torná-los vulneráveis às bactérias.
A clara crua pode ser armazenada na geladeira durante 12 horas, e a gema crua, por 24 horas.
Dicas: Para ver se o ovo está bom para o consumo mergulhe-o num copo d’água. Se o ovo ficar no fundo, está fresco. Se ficar a meia profundidade, tem cerca de uma semana. Se flutuar, tem mais de uma semana e está velho (nesse caso, o ovo ainda pode ser consumido, mas lembre-se: quanto mais velho estiver, menos nutritivos será).
O ovo cozido em microondas apresenta um risco, pois a temperatura e a pressão no interior da gema aumentam tanto que, ao furá-la na hora de comer, seu líquido quente pode ser projetado para fora, podendo atingir e provocar queimaduras na pessoa. O cozimento mais seguro continua a ser aquele feito no fogão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários