TIPOS DE ÓLEOS


A gordura deve fazer parte da nossa alimentação em até 30% das calorias diárias. Não deve ser associada somente a questões ruins e prejudiciais à saúde. Quando consumida de forma correta e em quantidade adequada pode trazer benefícios.

Há vários tipos de gorduras (ácidos graxos) que compõem a nossa alimentação: 

  • Saturados (presentes na manteiga, leite e derivados e carnes em geral);

  • Insaturados (de origem vegetal, presente no óleo de milho, de soja, algodão, girassol, peixe);

  • Trans (alimentos industrializados e gorduras hidrogenadas, como biscoito, bolo, creme, industrializado), estes devem ser consumidos com moderação, pois são prejudiciais à saúde, elevando a taxa de colesterol, proporcionando o ganho de peso e causando problemas cardiovasculares;

  
Entre os lipídios, os ácidos graxos insaturados são as gorduras mais saudáveis que existem, apresentando efeito benéfico ao organismo. Contribuem para o controle do colesterol e previnem doenças cardiovasculares.

Os diversos tipos de óleos de cozinha disponíveis no mercado oferecem gorduras boas e fundamentais ao nosso organismo: o ácido linolênico (ômega-3) e o ácido linoléico (ômega-6). 


Veja a seguir alguns tipos de óleos:
 ÓLEO DE SOJA: É o óleo o mais consumido mundialmente. É fonte de ômega 3 e 6 que ajudam a controlar os níveis de colesterol. A vantagem do óleo de soja em relação a outros óleos deve-se ao seu baixo preço aliado à sua excelente qualidade.

ÓLEO DE LINHAÇA: Possui os ácidos graxos ômega-6 e ômega-3 em uma proporção que é considerada a ideal pela maioria dos pesquisadores, ajudando na redução do colesterol total e o mau colesterol (LDL) e proteção cardiovascular, além de possuir ação antiinflamatória.

ÓLEO DE OLIVA EXTRA VIRGEM (AZEITE): É um produto de valor nutritivo apreciável, rico em vitamina E, pobre em colesterol e tem boa proporção de monoinsaturados (ácidos graxos essenciais – ácido oléico, ótimo protetor contra doenças coronarianas). Não é particularmente rico em ômega-3. Não é recomendado levar ao fogo, pois o aquecimento transforma o ácido monoinsaturados em saturado.

ÓLEO DE GERGELIM: fonte de ácidos graxos insaturados ômegas 3, 6 e 9. Naturalmente fonte de vitamina E, antioxidante que protege as células da ação dos radicais livres.



ÓLEO DE CANOLA: equilibrado em quantidades de ômega 6 e 3, fonte de gorduras monoinsaturadas e vitamina E. Possui o menor teor de gordura saturada de todos os óleos vegetais.

ÓLEO DE MILHO: O Óleo de Milho é extraído do germe do milho e é considerado um óleo bastante saudável, ajudando na redução do nível de colesterol.

ÓLEO DE GIRASSOL: Possui alto índice de ácido linoléico (Ômega 6) e vitamina E, sendo indicado em dietas para redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares, por sua baixa quantidade de ácidos graxos saturados.


Atualmente, já existe no mercado um óleo composto por canola, milho e girassol. O óleo possui boas quantidades de ômega-3, ômega-6 e vitamina E.



Fonte: Rótulos dos produtos


ÓLEO DE DENDÊ OU PALMA: Contém proporções iguais de ácidos graxos saturados e não saturados. É uma fonte natural de vitamina E, e também rico em betacaroteno, fonte importante de vitamina A.

ÓLEO DE TRIGO: O Óleo de Germe de Trigo contém uma quantidade significativa de nutrientes, sendo considerada a maior fonte de vitamina E, possui também sais minerais e ácidos graxos insaturados que são de vital importância para a prevenção de doenças, sendo bastante utilizado também como suplemento vitamínico.

ÓLEO DE ABACATE: O Óleo de Abacate também pode ser usado para fins alimentícios e é tão competitivo quanto o azeite de oliva, por ser rico em gorduras insaturadas e vitamina E. Grande parte da sua gordura é monoinsaturada havendo a tendência em melhorar o colesterol e proteger as artérias.

          ÓLEO DE COCO: O óleo de coco é rico em óleos saturados, em especial ácido láurico e mirístico e contém uma grande porcentagem de glicerol. Em média, uma colher de sopa contém cerca de 13,9 gramas de gordura saturada, devendo ser consumida com moderação. Tem ação antioxidante e imunoestimulante. Estudos sugerem ainda sua ação termogênica, e coadjuvante nos processos de emagrecimento.

ÓLEO DE PEIXE: Possui índices satisfatórios de Ômega 3, contribuindo para a prevenção de infarto do miocárdio e formação de arteriosclerose, reduzindo o colesterol, a hipertensão arterial, ajuda em estados inflamatórios como a artrite reumatóide e aliviam distúrbios como eczema e psoríase.

ÓLEO DE MACADÂMIA: fonte de ômegas 7 e 9. Estudos mostram que seu consumo auxilia na redução das taxas de colesterol total e LDL.

ÓLEO DE CÁRTAMO: O óleo de cártamo contem altos teores de ácidos linoléico (70%) e oléico (20%) e baixa porcentagem de ácido linolênico (3%). É usado principalmente como um óleo de cozinha, em molho para salada, e para a produção de margarina. Também pode ser tomado como um suplemento nutricional.

ÓLEO DE PRÍMULA: O óleo da semente de Prímula contém ácido gama-linolênico (GLA), um ácido graxo ômega-6 que o corpo utiliza para fabricar uma prostaglandina vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduz a pressão arterial elevada, desempenha um papel importante na redução cânceres de mama, além de reduzir o colesterol alto. Pode ser tomado de forma complementar ou usado como uma salada de vegetais ou molho.

ÓLEO DE CASTANHA: O Óleo de Castanha apresenta propriedades emolientes, hidratantes e lubrificantes, além de ser um excelente óleo de mesa, substituindo o azeite de oliva. Este óleo é uma excelente fonte nutricional devido ao alto teor de proteínas, lipídios e vitaminas, além de apresentar vários ácidos graxos essenciais em sua composição.