MULHERES NO CLIMATÉRIO - ORIENTAÇÕES IMPORTANTES


As palavras menopausa e climatério têm sentidos diferentes, embora sejam utilizadas frequentemente como sinônimos. O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários (estrógeno e progesterona). Essa diminuição ocorre em todas as mulheres e se inicia ao redor dos 40 anos, podendo ocorrer vários anos antes da menopausa. Já a menopausa é a última menstruação da mulher, considerada um evento que acontece durante o climatério. A idade média das mulheres na menopausa é de 51 anos, podendo variar de 48 a 55 anos. Quando ocorre nas mulheres com menos de 40 anos é chamada de menopausa prematura.

 No climatério, são constatadas varias mudanças metabólicas, hormonais e psicológicas. Essas mudanças estão direta ou indiretamente ligadas, em algumas situações com a ingestão inadequada de alimentos. Este fato constitui um importante fator de risco para inúmeras doenças como: obesidade, osteoporose, câncer de cólon e de mama e doenças cardiovasculares.

A carência de estrógeno é o grande responsável pela alteração no perfil lipídico, do aumento de peso e da gordura abdominal. Leva a diminuição da reabsorção óssea, podendo desencadear a osteoporose. Dessa forma, as mulheres no climatério devem receber orientações e seguir uma alimentação adequada com os nutrientes necessários, se adequando às alterações decorrentes do hipoestrogenismo.

Orientações importantes para mulheres no climatério:
  • Aumente o número de refeições ao dia e diminua o volume dessas refeições – lembre-se que nesta fase o metabolismo é mais lento, assim como a queima de gordura. 
  • Consuma alimentos ricos em cálcio como: leite e derivados e vegetais verde-escuros, como espinafre, couve, brócolis. Nessa fase a ingestão adequada de cálcio é de 1.200mg/dia (DRI). 
  • Introduza na alimentação alimentos funcionais como soja e linhaça – esses alimentos possuem estruturas semelhantes ao estrógeno que ajudam na melhora dos sintomas. 
  • Evite alimentos gordurosos, frituras, excesso de açucares, massas e sobremesas com freqüência. 
  • Dê preferência aos alimentos fontes de gorduras boas (mono e poliinsaturadas) como peixes, azeite, óleo de girassol, castanhas, etc. 
  • Aumente o consumo de água – 6 a 8 copos/dia.
  • Pratique exercícios leves regularmente – os exercícios ajudam a fortalecer músculos e ossos.


E não se esqueça de consultar seu médico!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários