CARBOIDRATO: QUANDO CONSUMIR?


Os carboidratos, importantes para a obtenção de energia, também são conhecido como açúcares. Além de fonte de energia, o carboidrato mantém o funcionamento das células, age na regulação hormonal, ativa o sistema imunológico e é de extrema importância para a manutenção, recuperação e hidratação do corpo antes, durante e após a prática de atividade física.
O aumento do esforço físico, decorrente da prática de exercícios e somado a dieta inadequada pode causar fadiga, dor, lesões, entre outros. A ingestão correta de carboidratos mantém o rendimento elevado e permite que o atleta trabalhe com maior carga por mais tempo, além disso, seu consumo também faz com que a perda de líquidos seja menor, prevenindo a desidratação.
Antes da atividade física

Devemos priorizar o consumo de carboidratos de baixo ou médio índice glicêmico antes da pratica de atividade física. Este tipo de carboidrato (suco de frutas, soja, amendoim, iogurte, etc.) libera a energia lentamente no organismo, mantendo o aumento dos níveis de açúcar no sangue mais estável e o fornecimento de energia contínuo.

Durante a atividade física
Nas atividades físicas com tempo de duração maior que 60 minutos ou em atividades de intensidade alta há necessidade de reposição de carboidratos para que o seu rendimento não diminua. Deve-se tomar cuidado, pois é importante que durante a reposição não haja desconforto, enjôo ou náusea; bebidas energéticas são ótima opção (gatorade, marathon, entre outros), pois previnem a desidratação, fornecem carboidratos e eletrólitos e possuem gosto agradável.

Após a atividade física
A ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico após o exercício é fundamental para a reposição dos estoques que foram utilizados durante a atividade. Este tipo de carboidrato fornece energia rapidamente e eleva os níveis de açúcar no sangue. Alguns dos alimentos com alto índice glicêmico são: Maltose, batata, arroz, pão integral ou francês, mel, barra de cereais, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço para comentários